Os 10 assuntos de Química mais recorrentes no vestibular


Para atingir um bom resultado na parte de química nos vestibulares, os estudantes precisam ter conteúdos como radioatividade, ligação entre átomos e moléculas, chuva ácida e efeito estufa, estequiometria e outros assuntos que iremos listar aqui, na ponta da língua.

Pegue seu caderninho e anote os assuntos de Química mais recorrentes no vestibular:

Ligações entre átomos e moléculas

Um assunto muito recorrente nos vestibulares, pode ser cobrado de diversas formas. O aluno precisa saber quando os átomos fazem ligações iônicas, covalentes e metálicas entre si, interpretar polaridade e geometria molecular, solubilidade, ponto de fusão, ponto de ebulição. A relação entre a solubilidade da água e a capacidade de formar ligações de hidrogênio também é fundamental.

Estequiometria

O vestibulando precisa saber calcular a quantidade de produto que será formado a partir de uma quantidade de reagente e vice-versa. Para fazer os cálculos, é imprescindível saber balancear a reação e saber a lei de Lavoisier. Também é comum a cobrança de cálculos estequiométricos envolvendo gases, em que eles terão que saber a lei dos gases ideais.

Radioatividade

A radioatividade também é um dos assuntos de Química mais recorrentes no vestibular. É necessário saber os principais tipos de radiação e as características específicas de cada um deles. São cobrados exercícios sobre emissões espontâneas radioativas, fissão e fusão nucleares, cálculo do tempo de meia-vida de um elemento radioativo e sobre identificação da radioatividade no nosso dia a dia, como a radiografia e esterilização de materiais.

Pilha e eletrólise

As questões mais comuns nas provas envolvem as relações entre as reações químicas e a corrente elétrica, diferenciação entre pilha e eletrólise, cálculos de força eletromotriz, eletrólise ígnea e aquosa, identificação de cátodo, ânodo e o sentido dos elétrons. Também são recorrentes os balanceamentos das reações por oxirredução.

Termoquímica

É importante saber a diferença entre reações endotérmicas e exotérmicas através da variação da entalpia, quantidade de matéria envolvida nestes processos e a Lei de Hess, essencial para balancear as equações. É comum que os vestibulares abordem esse tema em relação à problemas ambientais, como emissão de gases estufa e eficiência de combustíveis.

Química orgânica

Na parte de química orgânica, os exercícios abordam as principais funções orgânicas, nomenclaturas, isomeria e reações orgânicas. É importante saber reconhecer álcoois, fenóis, aldeídos, etc. Atenção ao polietileno, isopor, poliéster, PVC e às poliamidas.

Equilíbrio químico

A partir de uma reação em equilíbrio, as questões mais comuns perguntam aos vestibulandos para qual sentido o equilíbrio será deslocado caso ocorram mudanças específicas na temperatura, pressão ou na concentração de reagentes. Também costuma ser cobrado o cálculo da constante de equilíbrio de uma reação a partir das concentrações e reagentes e a interpretação de diferentes valores de constante de equilíbrio.

pH

A tradicional escala de pH e as substâncias que originam soluções ácidas, básicas e neutras. Os alunos também precisam saber os cálculos para ácidos e bases fortes e fracas.

Propriedades coligativas

As propriedades coligativas abordam os fenômenos causados pela adição de solutos em determinados solventes. É necessário saber interpretar as modificações da pressão máxima de vapor, aumento da temperatura de ebulição e redução da temperatura de congelamento.

Chuva ácida e efeito estufa

As questões mais frequentes abordam as reações entre determinados óxidos ácidos e a água da chuva, que resultam na chuva ácida. É importante saber também sobre o efeito estufa – suas causas e consequências.

 

Agora que você já sabe os assuntos de Química mais recorrentes no vestibular, é hora de estudar! Boa sorte.



Игровые автоматы