Espelhos esféricos que você utiliza no dia a dia e não percebe


Sabe aquela matéria que você aprende no cursinho sobre espelhos esféricos? Além de ser um assunto recorrente nos maiores vestibulares do país, eles estão muito presentes no nosso dia a dia, e muitas vezes, nós nem percebemos. Que tal começar a trazer a teoria aprendida nos livros para o seu cotidiano?

Os espelhos esféricos são todas as superfícies refletoras na forma de calota esférica. Eles podem ser côncavos ou convexos, dependendo da face onde se encontra a superfície refletora. O espelho é classificado como côncavo se a parte espelhada for interna. Se ela for externa, ele é considerado um espelho convexo.

Espelhos esféricos nos carros

Os espelhos utilizados na fabricação dos carros são convexos. Para dirigir, o motorista precisa se acostumar a olhar para os espelhos, seja na rua ou para estacionar o carro. Mas, tome cuidado. As imagens emitidas pelos espelhos convexos são sempre virtuais, direitas e menores. Ou seja, se você olha para a sua lateral direita e observa a pequena imagem de um carro, ele pode estar mais perto de você do que você imagina.

Espelhos esféricos utilizados por dentistas

Os dentistas utilizam espelhos côncavos para poderem enxergar melhor os dentes dos pacientes. Ao aproximar o espelho da boca, ele proporcionará uma imagem virtual, ampliada e direita, para melhor nitidez e visualização.

Espelhos esféricos utilizados em equipamentos de segurança

Você já deve ter reparado nos espelhos das laterais dos ônibus ou em lojas. Esses espelhos são convexos e dão uma imagem virtual, direita e menor. Os raios de luz incidentes nesse espelho refletem de forma divergente e os seus prolongamentos são direcionados para o objeto que se encontra no lado posterior do espelho. Eles ampliam o campo de visão dos seguranças das lojas ou do motorista do ônibus, fazendo com que ele consiga ver se ainda há pessoas descendo na porta de trás do veículo.

Espelhos esféricos em casa

Nada melhor do que um espelho côncavo para se maquiar, tirar a barba, espremer espinhas ou fazer a sobrancelha. Eles dão uma imagem virtual, direita e maior, e será possível visualizar os detalhes de cada porção do seu rosto.

Espelhos esféricos nos faróis de automóveis

Nos faróis, são utilizados espelhos côncavos parabólicos. A lâmpada é colocada no foco do espelho e emite raios luminosos divergentes, que são refletidos em feixes paralelos. O objetivo é obter feixes de luz refletidos de forma plenamente paralela, favorecendo a iluminação de objetos à média e longa distância.

 

Como podemos ver, os espelhos esféricos estão muito presentes em nosso cotidiano. Agora você já pode começar a observar a teoria dos livros na prática do dia a dia. Até a próxima!



Игровые автоматы