Como melhorar o meu desempenho em exatas?


As matérias de exatas são as que mais assustam os estudantes na hora do vestibular e as que mais demandam atenção e foco. Entretanto, a maior parte dos alunos apresenta grande dificuldade em deixar as distrações de lado, se concentrar e vencer o medo dos cálculos. Para otimizar os seus estudos, nós trouxemos algumas dicas para melhorar o desempenho em exatas, fixar o conteúdo e garantir uma prova mais tranquila.

Pratique

O estudo passivo (quando você apenas lê o conteúdo ou assiste à aula) não é nada eficiente para as matérias de exatas. É preciso praticar – e muito! – os exercícios. Quanto mais você pratica, mais você aprende. Cada exercício possui suas características específicas, fazendo com que você descubra novos jeitos de resolver os cálculos. Se você apresenta alguma dificuldade, não tenha pressa em partir para equações mais complexas. Comece do básico e vá aumentando o grau de dificuldade gradativamente.

Não tenha medo de errar

Não se frustre com os seus erros. Eles são partes importantes do processo de melhorar o desempenho em exatas e do aprendizado. Afinal, é com eles que a gente realmente aprende, né? Em caso de dúvidas e erros, não hesite em perguntar ao professor e continuar persistindo nos exercícios. A prática leva à perfeição.

Explique o que você sabe para outras pessoas

Um dos melhores jeitos de melhorar o desempenho em exatas e fixar o conteúdo, é explicar para outras pessoas o que você sabe, como se estivesse dando aula. Se quiser, você pode combinar com os seus colegas de formarem um grupo de estudos. Dessa forma, cada um pode repassar os aprendizados adiante e ajudar uns aos outros. Mas claro, não deixe de estudar sozinho. As matérias de exatas demandam foco e concentração, o que pode ser perdido facilmente quando estamos com os amigos, né?

Anote as informações do problema antes de começar a resolvê-lo

Antes de começar a responder o exercício, anote todas as informações presentes no enunciado no canto da folha ou em algum outro papel. Assim você evita esquecer de informações importantes durante o cálculo do exercício, o que pode levar facilmente a erros.

Não se esqueça dos exercícios resolvidos e videoaulas

Se surgirem dúvidas de como resolver algum exercício em casa, não se esqueça que você pode recorrer a exercícios resolvidos e videoaulas. Na Internet você encontra diversos vídeos explicativos sobre todos os assuntos do vestibular, que irão te ajudar quando você estiver estudando sozinho. Os exercícios resolvidos mostram passo a passo o que você deve fazer para resolver uma questão, o que pode ser muito útil caso você trave em alguma etapa.

Mantenha o hábito

É importante manter um horário e um local fixo para os estudos. Ter o hábito de estudar todos os dias faz com que você desenvolva a capacidade de concentração e absorva melhor o conteúdo.

 

Pronto para colocar as nossas dicas para melhorar o desempenho em exatas em prática? Foco nos livros e boa prova!



Игровые автоматы