Dicas para mandar bem em Física


A prova de Física é uma das que mais exigem concentração, paciência e preparação prévia dos estudantes. Entender as fórmulas e praticar muito com os exercícios são algumas das dicas para mandar bem em Física, mas não é só isso.

Confira a nossa lista do que você pode fazer para otimizar o seu estudo e garantir um resultado satisfatório.

Memorize as equações básicas

Na Física, um problema que parece ser muito complexo pode ser resolvido por meio de várias equações básicas simples de forma consecutiva. Em alguns casos, elas podem até ser modificadas para se encaixarem no exercício. As equações básicas da Física são uma das coisas mais fáceis da matéria e são essenciais para que você entenda pelo menos um pouco de qualquer problema que for apresentado durante a prova. Se você não tiver um bom domínio sobre elas, dificilmente conseguirá avançar para os assuntos mais complexos.

Domine a matemática

Dominar os cálculos matemáticos é essencial para que você consiga entender e resolver os problemas de Física. Como dizem, “a matemática é a língua da física”. Com ela, as chances de você se dar bem na prova são maiores. Se você não sabe por onde começar, inicie seus estudos pela pré-álgebra e álgebra, trigonometria, geometria, pré-cálculo e cálculo.

Anote as informações importantes

Nós já falamos algumas vezes aqui no nosso blog sobre a importância de anotar as informações do problema em um canto da folha. Os problemas de Física costumam trazer muitas informações nos enunciados, algumas delas desnecessárias. Enquanto você lê a questão, anote os números que você realmente irá utilizar, as fórmulas que são utilizadas e os valores correspondentes às variáveis. Dessa forma, você fica menos propenso a possíveis erros por esquecer alguma informação ou utilizar um valor incorreto.

Não se esqueça das unidades de medida

Esquecer as unidades de medidas ao lado do resultado pode fazer com que você perca pontos por bobagem. E você não quer que o seu concorrente passe na sua frente por isso, não é mesmo? Nunca deixe de colocar as unidades! As mais comuns na Física são:

Massa: Gramas ou Quilogramas

Velocidade: Metros/segundo (ou Quilômetros/hora)

Aceleração: Metros/segundo ao quadrado

Força: Newtons

Energia/trabalho: Joules ou Kilojaules

Potência: Watts

 

Estude o assunto antes da aula

Se você tiver tempo, leia os conceitos básicos da matéria pelo menos um dia antes da aula. Dessa forma, você já vai estar preparado para entender o assunto, o que vai facilitar o aprendizado.

Durante a aula, preste muita atenção no professor e faça anotações. E claro, não tenha vergonha de perguntar! Esse não é o momento de levar dúvidas para casa.

 

A prova de Física não precisa ser um bicho de sete cabeças. Mantenha a calma, pratique muito durante os estudos e fique confiante! Nós temos certeza que os nossos alunos vão dar um show em qualquer vestibular 😉

Se você é pré-vestibulando e deseja aprofundar os seus conhecimentos em exatas, venha conhecer o Ares! Estamos esperando por você.



Игровые автоматы