Cinco técnicas de fixação de conteúdo


Para muitos alunos, estudar por horas e esquecer o conteúdo, além de ser recorrente, é muito frustrante. Existem muitas técnicas de fixação de conteúdo diferentes, mas nem todas funcionam para a maioria dos estudantes. Alguns vestibulandos acabam até cometendo erros durante a preparação, como apenas ler o conteúdo ou deixar a matéria acumular.

Você não quer prejudicar os seus estudos, não é mesmo? Confira cinco técnicas de fixação que irão te ajudar a ensinar o seu cérebro a memorizar o que é importante.

Técnicas de fixação de conteúdo: Estude no mesmo dia da aula

Você já deve ter escutado a frase “aula dada hoje, aula estudada hoje”. Além de evitar que você acumule a matéria, essa técnica faz com o seu cérebro fique ciente de que aquilo é importante e deve ser memorizado. Se você deixar para estudar o conteúdo visto em aula em outro dia, provavelmente já terá esquecido detalhes importantes para a resolução dos exercícios.

Resolva provas antigas

Uma das melhores técnicas de fixação de conteúdo e otimização de estudos, é resolvendo as provas anteriores dos vestibulares que você irá prestar. Além de fazer com que você memorize o que é necessário mais rápido, simular os exercícios que podem ser cobrados irão te deixar mais preparado para a prova.

Faça revisões

Faça pequenas revisões entre as sessões de estudos. Para cada hora estudada, revise o conteúdo por dez minutos. Essas revisões devem ser feitas em até 24 horas após uma sessão, que é o tempo em que mais perdemos informações. Revisar os principais tópicos fará com que o cérebro “segure” a memória.

Sete dias após a sessão de estudo, faça outra revisão para reativar a memória. Após trinta dias, volte a praticar o conteúdo.

Distribua os conteúdos

A distribuição dos conteúdos ao longo do tempo em vez de concentrar tudo em um período só também ajuda a fixar melhor o que foi estudado. Estudos indicam que, se você quer lembrar algo por cinco anos, deve espaçar o seu aprendizado a cada seis meses. Se você quer lembrar por uma semana, estude uma vez ao dia.

Sabemos que há muito conteúdo a ser estudado para o vestibular e que, muitas vezes, não há tempo suficiente para dar esses espaços entre as matérias. O que você pode fazer, é se organizar para estudar duas ou três materiais em um dia, em vez de passar um longo período focado em uma coisa só.

Mapas mentais

E por último, mas não menos importante na nossa lista de técnicas de fixação de conteúdo, estão os mapas mentais. Eles são uma das melhores formas de fazer resumos, organizar ideias e priorizar o que é mais importante. Os mapas mentais também fazem com que você escreva, o que ajuda a fixar muito mais o conteúdo em vez de apenas ler.

 

Agora é com você! Chegou a hora de mandar bem nos estudos. Não deixe de ler também o nosso texto sobre como melhorar o desempenho em exatas. Até mais!

 



Игровые автоматы