Cinco erros comuns cometidos por estudantes


O desespero pela aprovação no vestibular pode levar os estudantes a cometerem uma série de erros durante a rotina de preparação. Seja no planejamento, durante os estudos ou até nas vésperas da prova, pequenos errinhos podem custar pontos e tempo – que são muito preciosos para o resultado.

Para você não cair nessa, nós listamos cinco erros comuns cometidos por estudantes que você deve passar longe.

Falta de planejamento

A carga de estudos para o vestibular é pesada e você precisa dividir o seu tempo para conseguir ver tudo com calma, fazer os exercícios e revisar. Olhar para a pilha de livros e se desesperar só vai fazer com que você perca o foco e fique ansioso. Faça um planejamento contemplando quantas horas por dia você tem disponível para os estudos, quais serão os horários de pausa e liste tudo o que precisa ser estudado naquela semana. Aproveite também para monitorar os resultados e analisar se a carga horária dedicada aos estudos está suprindo as suas necessidades.

Deixar dúvidas para trás

Um dos erros cometidos por estudantes é não tirar as dúvidas. Se você não conseguiu resolver um exercício em casa, já pergunte ao professor no dia seguinte. Ou, se você não entendeu a matéria durante a aula, peça uma nova explicação. Não adie as suas dúvidas. Você pode acabar esquecendo e se prejudicar na prova.

Subestimar matérias

“Não vou estudar esse assunto, não vai cair no vestibular”. Você já deve ter ouvido algum amigo seu falando essa frase. Se o tema está na lista de estudos para o vestibular, dê atenção a ele. Você não precisa ir tão a fundo em matérias com poucas chances de cair, mas não deixe de fazer no mínimo uma revisão. Não dê chance ao azar!

Não realizar simulados

Conhecer o vestibular que você irá prestar é fundamental para ter um resultado satisfatório. O melhor é caminho é resolver as provas antigas e fazer os simulados oferecidos pelos cursinhos. Treine o máximo que você puder! A prática leva a perfeição.

Esquecer da saúde

E por último na nossa lista de erros comuns cometidos por estudantes, está um dos pontos mais importantes: a saúde. Se você não cuidar do seu sono e não tiver uma alimentação saudável, será difícil ter energias para estudar e manter a concentração. Durma pelo tempo recomendado pelos profissionais da saúde e não pule refeições. Saúde em primeiro lugar!

 

Se você ficar ansioso para as provas, leia também o nosso texto sobre o que fazer nas vésperas do vestibular. Estamos torcendo por você 😉